v. 5, n. 5 (2018)

Special Edition - VIII SEMAT

VIII SEMAT – Seminário Nacional da Licenciatura em Matemática – Ifes – Cachoeiro de Itapemirim

A coletânea de artigos presente nesta revista, resulta da seleção de trabalhos apresentados no VIII SEMAT – Seminário Nacional da Licenciatura em Matemática, no formato de comunicação científica.

Dando continuidade às discussões das edições anteriores sobre formação de professores que ensinam matemática, o VIII SEMAT abordou o tema “Formação de professores que ensinam matemática – Que matemática ensinar? Para quê? Para quem?”. A escolha do tema tem sua relevância na ação formativa dos saberes necessários ao ofício de educador, uma vez que as constantes transformações sociais, as políticas públicas educacionais, a  expansão e acesso às  novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) têm seus reflexos diretos no ambiente escolar.

Entende-se que a formação inicial e continuada de professores de matemática demanda espaços para reflexão e socialização de produções científicas realizadas sobre essas temáticas. Para tal, o evento se organizou a partir de grupos de trabalho, a saber: 

 

GT1 – Currículo, Práticas Pedagógicas e Recursos Didáticos em Educação Matemática.

Abordou o estudo de pesquisas que envolveram o tema do Currículo em Educação Matemática e investigações inseridas no campo das práticas pedagógicas e da utilização de recursos didáticos no processo de ensino e de aprendizagem em matemática na Educação Básica e no Ensino Superior, em suas diferentes modalidades de ensino. Discutiram, também, experiências em sala de aula que contemplaram a Resolução de Problemas, a Modelagem Matemática, a História da Matemática, a Investigação Matemática e demais tendências em Educação Matemática, como Educação Estatística e Financeira.

 

GT2 – Formação de Professores que Ensinam Matemática

Reuniu estudos teóricos e práticos acerca da Formação Inicial e Continuada de Professores que Ensinam Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior, nas diferentes modalidades de ensino, bem como investigações sobre o processo de construção, desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos necessários ao exercício da docência. Abarcaram-se, também, discussões na esfera de programas voltados à iniciação científica, docência e estágios supervisionados.

GT3 – Políticas Públicas, História e Cultura no cenário educacional brasileiro.

Envolveu estudos teóricos e práticos relativos ao papel do Estado na Educação, dos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação, a Diversidade, a Educação e Trabalho, a Educação Formal e Não Formal, bem como investigações de produção e validação do conhecimento científico em diferentes contextos históricos e socioculturais, observando as questões relativas aos tempos e espaços nos quais os saberes estão e se desenvolvem. Contemplou, também, trabalhos que discutiram a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).

O Seminário Nacional da Licenciatura em Matemática teve sua primeira edição em 2011, como evento local, atingindo abrangência regional em 2013. A partir de 2014, o evento passou a ter alcance nacional atingindo desde alunos da educação básica até estudantes de licenciatura e pós-graduação, além de professores de matemática e pesquisadores das áreas: a) de educação; b) de matemática; c) de educação matemática e; d) áreas afins. Em 2018 o SEMAT contou com apoio das seguintes entidades e grupos de pesquisa:

Sumário

Artigos

Gessiedna Pereira de Souza Silva
PDF
Sabrina Alves Boldrini Cabral, Eliane Scheid Gazire
PDF
Taniele de Sousa Pereira, Leandro Silva Teixeira
PDF
Ana Maria Martensen Roland Kaleff, Vanessa Arenari Garcia
PDF
Marcio Iris Ribeiro, Marcela Aguiar Barbosa
PDF
Laís Scorziello, Fábio Bueno, Mylena Campos, Jéssica Mistura Zanon
PDF
Larissa Mendes Mateus, Luciane da Silva Oliveira
PDF
Ayandara Pozzi de Moraes Campos, Thamires Belo de Jesus
PDF
Fernanda Bevilaqua Costa, Sônia Maria de Oliveira, Marcela Aparecida de Sales Gonçalves, Marina Maia Marciano Matos
PDF
Adriele Costa Iendez, Pablo Lima Narciso
PDF
Lidiane Ribeiro Rodrigues Gaioti, Renan Oliveira Altoé
PDF
Bruno Fonseca Coelho, Gisele Aparecida Gomes Afonso, Josiana Carla Sabino Cunha, Luciene da Silva Viana
PDF
Elemilson Barbosa Caçandre, Poliana Barroso, João Victor Silva Guimarães, Leonardo Lima Lopes, Herbert Torres
PDF
Lidiane Ribeiro Rodrigues Gaioti, Deborah Oliveira da Fonseca, Amanda Corrêa Meireles, Maiara Alves Adame, Jéssica Mistura Zanon
PDF
Verônica Ster Martins, Pollyana dos Santos
PDF
Schirlane dos Santos Aguiar Rodrigues, Thiago Marques Zanon Jacomino, Leonardo de Oliveira Muniz
PDF
Silvana Cocco Dalvi, Andressa Coco Lozorio
PDF
Muriele Cristina Pimenta Aleixo, Luciane da Silva Oliveira, Viviane da Silva de Oliveira
PDF
Michele Nalli Venturim, Daiane Aparecida Malvestio Barcelos, Jéssica Mistura Zanon, Carlos Anonio Mendes Lacerda
PDF
Nelson Victor Lousada Cade, Maria Auxiliadora Vilela Paiva
PDF
Maria Rosana Soares, Sonia Barbosa Camargo Igliori, Jorge Henrique Gualandi
PDF
Tatiana Bonomo de Sousa, Maria Auxiliadora Vilela Paiva
PDF